Campanha de Vacinação contra Febre Amarela


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde e divisão de vigilância epidemiológica, informa que será realizada de 3 a 24 de fevereiro a campanha de imunização contra o vírus da Febre Amarela em todas as Unidades Básicas de Saúde.
O aviso sobre a campanha foi dado pelo governo do Estado de São Paulo na quinta-feira, 11, representantes de diversos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, participaram de uma reunião com dirigentes regionais.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril, causada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos contaminados com a doença. Na mata, pelo Haemagogus e Sabethes e, na cidade, a transmissão pode ocorrer com a picada do Aedes aegypti. A doença é de alta gravidade e tem potencial de disseminação em áreas urbanas.
Sintomas – Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.
A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.
Local: Todas as UBS de Ilhabela
fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela

Comentários

Praia do Bonete